Rastrear links em e-mail com o Google Analytics

iMac mostrando o Google Analytics

O rastreamento de links em campanhas de e-mail é fundamental para sabermos se estão resultando as nossas estratégias. Isso pode ser controlado com o Google Analytics através de tags UTM.

O Campayn se considera um dos serviços mais simples de e-mail marketing, mas isso não implica abdicar de funcionalidades importantes. O Google Analytics é uma ferramenta de controlo estatístico muito poderosa e ainda por cima ela é gratuita, por isso o Campayn suporta o rastreamento de links para essa ferramenta para que você não tenha que criar esses endereços manualmente.

O que são parâmetros UTM?

UTM são parâmetros que são adicionados a um endereço para que quando alguém clica nele esses parâmetros possam ser enviados para o Google Analytics para rastreamento.

Um endereço pode ter vários parâmetros UTM como por exemplo:

  • utm_source (Origem da Campanha)
  • utm_medium (Meio da Campanha)
  • utm_term (Termo da Campanha)
  • utm_content (Conteúdo da Campanha)
  • utm_campaign (Nome da Campanha)

No Campayn adicionamos esses automaticamente em seus endereços quando essa funcionalidade está habilitada em sua conta:

  • utm_campaign
  • utm_medium
  • utm_source

Para conseguir rastrear endereços você tem que ter o Google Analytics configurado no site de destino.

Vamos imaginar que você tem uma loja e-commerce e você quer rastrear 2 ou 3 páginas de produtos em sua campanha de e-mail, você tem que habilitar o rastreamento do Google Analytics no Campayn para o nosso sistema adicionar os parâmetros UTM nos endereços da campanha, e também tem que ter o Google Analytics configurado na sua loja em todas as páginas.

O código de rastreamento do Google Analytics para site fica colocado entre as estiquetas <head></head>.

Depois de ter tudo configurado você vai poder visualizar no Google Analytics estatísticas de rastreamento dos seus endereços, como por exemplo o número de cliques, tempo gasto no site, taxa de rejeição e até vendas.

Do you have a comment?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *