Como tirar partido de suas estatísticas para realizar mais vendas

Gráficos

Muitos usuários que utilizam o e-mail marketing têm conhecimento da existência de estatísticas, mas na verdade poucos utilizam elas para melhorar os resultados.

Qualquer serviço de e-mail marketing fornece estatísticas sobre os envios e tracking de engajamento com os e-mails, mas muitos clientes não querem saber disso, apenas preferem ler um resumo do que aconteceu com a campanha.

É normal essa atitude, afinal um projeto tem imensas tarefas e não sobra tempo para tudo, mas no final são as vendas que contam e isso pode ser melhorado.

O e-mail marketing não é só o envio

Existe muito mais para fazer em e-mail marketing do que apenas construir uma campanha e enviar, se fosse só isso era muito fácil vender. Os especialista que trabalham em grandes empresas varejistas, por exemplo, perdem muito tempo analisando estatísticas e comportamentos de seus clientes para gerar mais receitas.

Você não tem fazer uma análise exaustiva, mas tem que perder algum tempo para perceber onde pode se esforçar mais e com quem.

Se foque mais em seus clientes mais engajadores

Se você tem clientes que clicam bastante em cada campanha que você envia, você tem que separar esses usuários dos restantes e enviar campanhas personalizadas para eles. Durante esse processo envie também códigos promocionais especiais, dicas personalizadas ou conteúdos exclusivos para esse grupo restrito de clientes.

Recupere os clientes com menos engajamento

Separe seus clientes que não abrem seus e-mails e crie campanhas de marketing agressivo com descontos que vão aliciar qualquer um. Se com esse tipo de campanha você não conseguir recuperar alguns desses clientes, retire-os da sua lista.

Teste vários horários ou dias da semana

Faça teste A/B para comparar o mesmo tipo campanha em diferentes dias e horários. Compare os resultados e selecione os melhores horários ou dias para as campanhas seguintes.

Teste os seus conteúdos

Faça modificações em seus e-mails adicionando menos ou mais conteúdo e menos ou mais imagens. Verifique os resultados tanto em desktop como em mobile e tire as suas conclusões.

Do you have a comment?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *