Como recuperar uma lista de e-mails que já não usa

Lista de E-mails

Quando temos uma lista para a qual não enviamos e-mails faz algum tempo, é importante tentar minimizar os cancelamentos logo no primeiro envio.

Já escrevemos no nosso blogue sobre a importância de construir uma lista com qualidade, mas se já tivermos uma lista e ela ficou parada no tempo é como se tivéssemos que reconstrui-la tentando minimizar os estragos.

Em que condições devemos recuperar uma lista?

Existem vários motivos que levam empresas ou profissionais em algum momento a abdicarem do e-mail marketing em prol de outras necessidades. Estes só devem recuperar uma lista nestas condições:

  • Compra de novo projeto com lista associada;
  • Recuperação de projeto noutro formato mas dentro do mesmo assunto;
  • Recuperação de projeto com novo design ou estratégia.

Em que condições não devemos recuperar uma lista?

Uma lista sem atividade recente é a mesma coisa que comprar um carro usado que esteve no stand muitos meses sem andar, ao sol e à chuva. Esse carro certamente apresentará defeitos como pintura gasta, plásticos queimados, etc. Uma lista é a mesma coisa, se deixamos de usá-la as pessoas perdem o interesse e por mais ofertas que você faça nada os vai demover de cancelar a inscrição. Não devemos recuperar uma lista nestas condições:

  • Compra de lista usada sem atividade recente;
  • Usar lista de um projeto que já não existe há algum tempo e por isso sem atividade;
  • Usar uma lista de outra pessoa sem qualquer atividade;
  • Importar contatos misturando inscritos e cancelados de uma qualquer lista.

Não é preciso ser um expert para ver o que dá bom e mau resultado, basta apenas um pouco de bom senso e ética.

Como preparar uma lista para recomeçar a enviar emails

Recuperar uma lista de emails requer alguma paciência e cuidado. Devemos sempre respeitar as decisões dos assinantes e sermos o mais honestos possíveis com eles. Partindo desses princípios devemos seguir estes passos:

Limpar a lista é fundamental para conseguirmos separar os maus dos bons assinantes. Existem endereços de e-mail que provavelmente já não estão ativos ou foram substituídos por outros, alguns poderão estar a devolver e-mails por várias razões e outros poderão já nem se lembrar que se tinham inscrito na lista. Todas essas condicionantes prejudicam os envios e fazem soar os alertas dos principais serviços de email marketing, portanto se conseguirmos livrar-nos deles será benéfico para nós no futuro. Isso consegue-se através de serviços externos de limpeza de listas, ou mesmo através do próprio serviço de e-mail marketing que escolheu.

Reintroduzir novamente o projeto ou o individuo por detrás dele através de uma apresentação informal. Este deverá ser o primeiro e-mail que deve enviar antes de começar bombardeando seus assinantes com conteúdos, produtos ou serviços. Crie um e-mail de apresentação do projeto ou de você mesmo, explicando que o projeto estava inativo e que a partir de agora irá reintroduzir novos conteúdos, produtos ou qualquer outra coisa. Não se esqueça de indicar com clareza o porquê do assinante estar inscrito na sua lista (ex. Você está inscrito na nossa newsletter porque comprou um produto na nossa loja).

Após os primeiros e-mails isole com segmentação os assinantes que não abriram os seus e-mails. Adopte uma estratégia específica para reativar esses contatos como por exemplo o envio de um novo e-mail questionando o utilizador se quer continuar a manter a inscrição ou se prefere cancelar. Caso continuem a não abrir o seu email opte por remove-los da sua lista manualmente.

Crie um e-mail de resposta automática (Autoresponder) para tentar recuperar algum dos assinantes que pediram para cancelar a sua inscrição oferecendo algo especial como a indicação de uma promoção, conteúdo exclusivo, um desconto, etc.

Conclusão

Recuperar listas é um trabalho chato e que muitas vezes acaba por ser inglório uma vez que os assinantes acabam por desistir da sua inscrição. É importante perceber que forçando as pessoas a aceitar algo que elas não querem ou não se recordam poderá ter impacto negativo nos seus esforços futuros. Não abdique nunca da qualidade em virtude da quantidade.

Do you have a comment?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *