Serviços de de e-mail online que respeitam a sua privacidade

Proteger a privacidade dos e-mails

Depois de Edward Snowden ter divulgado documentos que colocaram em causa a privacidade dos serviços de e-mail localizados no Estados Unidos, muitos usuários procuram encontrar alternativas para estes serviços.


Muitos serviços de e-mail têm a sua infraestrutura nos Estados Unidos pois é nesse país que se concentram grande parte das empresas multinacionais tecnológicas. Serviços como o Gmail, Yahoo Mail e Outlook concentram a grande parte do mercado mundial relacionado com serviço de e-mail.

Esses 3 que mencionamos (mas existem outros), são ótimos serviços para gerenciamento de e-mail, mas são oferecidos gratuitamente. Você está pensando que isso é bom, mas essas empresas precisam de ganhar dinheiro e elas vão ter que ir buscar ele de outra forma – com publicidade. Esses serviços gratuitos lêem o seu correio para lhe apresentar anúncios de publicidade relacionados com o seu conteúdo. Se você dá importância à sua privacidade então isso pode ser um problema, correto?

Parece que a privacidade não é gratuita, ela tem um custo, e por isso existem outros serviços alternativos que respeitam a sua privacidade. Mas tem um inconveniente, não são grátis, pois é.

Se a privacidade é importante para si, recomendamos 5 serviços de e-mail alternativos que você pode confiar.

ProtonMail

O ProtonMail ficou conhecido por ter sido financiado através da comunidade do site de crowdfunding Indiegogo, por ser fundado por engenheiros que trabalharam juntos no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) e por ter a sua infraestrutura na Suíça.

A equipe do ProtonMail garante um serviço seguro e à prova da NSA e outras entidades governamentais. Ele tem também um aspeto muito limpo e arrumado que cativa os usuários que já têm acesso ao serviço. Nesse momento o ProtonMail apenas está disponível por convite.

Tutanova

O Tutanova é um serviço gratuito de e-mail que utiliza tecnologias de código aberto, nomeadamente em termos de encriptação de dados. Ele oferece 1 GB de armazenamento e aplicativos Android e iOS.

FastMail

O FastMail é um serviço bastante antigo que foi comprado pela empresa Opera Software, os mesmos que desenvolvem o navegador Opera, em 2010 mas que voltou para as mãos dos seus fundadores em 2013.

A empresa por detrás do FastMail está situada na Austrália no entanto a sua infraestrutura fica nos Estados Unidos, o que pode causar alguma apreensão em alguns usuários. Em todo o caso o FastMail é um ótimo serviço, não tem publicidade mas também não é gratuito.

Posteo

O Posteo é um serviço de e-mail que fica situado na Alemanha e que é diferente de todos os outros, é mais verde. A preocupação com o ambiente, a segurança e privacidade tornam o Posteo um dos serviços alternativos mais procurados.

Além de tudo isso o Posteo ainda oferece 2 GB de armazenamento, agenda e pagamento anónimo por apenas 1€ por mês.

Openmailbox

Este é talvez o serviço mais “aberto” de todos e que sobrevive exclusivamente de doações dos seus utilizadores. Além disso o Openmailbox tem uma comunidade ativa que vai dando sugestões para melhoramentos no serviço.

O Openmailbox é atualmente gratuito mas isso pode mudar lá para o final do ano. Os responsáveis pelo serviço estão preparando mudanças mas dizem que o plano gratuito irá manter-se tal como existe atualmente.

One comment

  1. Alex Sandre

    Bom dia Alexandre,

    Adorei seu post! Comecei pesquisando por servidores de email alternativos e encontrei sua página. Obrigado pela divulgação!

Do you have a comment?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *